Bem-vindos ao GEMUG - Grupo de Estudos de Música em Geografia.
O objetivo desse blog é o compartilhamento de produções científicas feitas pelos integrantes do Grupo, como também (de) leituras realizadas pelos alunos e discentes, com o enfoque em Música e Geografia.
O uso de letras de música no ensino de Geografia: Uma proposta para além da sala de aula
Música é um dos elementos constituintes do nosso cotidiano e traz representações de espaços vividos e de fatos e acontecimentos do mundo. Acessível aos jovens, suas letras expressam representações sociais variadas e podem servir como veículos de construção de conhecimento e transformação individual e coletiva.
Na educação geográfica se colocam, na atualidade, propostas didático-pedagógicas que reconhecem a educação como um processo de conhecimento construído pelo aluno e mediado pelo professor, dentro de um entendimento sócio-histórico cultural.
Nessa linha, torna-se relevante a abordagem de novas ferramentas e recursos didáticos para o ensino de Geografia, com isso buscaremos por este projeto de extensionismo oferecer apoio pedagógico aos professores de Geografia e alunos Rede Pública de Ourinhos uma forma prazerosa de aprender a Geografia através da música, selecionando letras do repertório nacional que ilustrem o processo de construção do espaço, extraindo das letras musicais os conceitos, temas e contextos de estudo da Geografia, dialogando com os educadores e consolidando a ideia de montar uma oficina de práticas de ensino de Geografia através da música, visitando o campus ou recebendo visitas dos docentes e alunos para desenvolver oficinas nas escolas.
Posto isso, esse projeto se faz relevante tanto no que tange á contribuição universitária á construção da cidadania quanto no envolvimento do docente e de graduandos com a comunidade local.
Integrantes:
Lucas Fuini (Professor coordenador)
lucasfuini@yahoo.com.br
Sérgio Almeida/ Cid
sergioalmeidapereiramachado@yahoo.com
lucasfuini@yahoo.com.br
Sérgio Almeida/ Cid
sergioalmeidapereiramachado@yahoo.com
Alice Martins/ Gal
alicemartins0306@ig.com.br
alicemartins0306@ig.com.br
Elaine Cristina S./ Vanessão
elaine_hc010@hotmail.com
elaine_hc010@hotmail.com
Fabiana Candido Dias/ Caquete
fabi.candido.fc@gmail.com
Luana Novais/ Lolóluluzinhaunesp@hotmail.com
Mateus Nogueira/ Tirolesamatnogueira3@gmail.com
Projetos desenvolvidos
2012
Proex: O uso de letras musicais no ensino de Geografia: Uma proposta para além da sala de aula
Núcleo de Ensino: O Ensino de Geografia através da Música: Emancipação, criatividade e liberdade
2013
Proex: O uso de letras musicais no ensino de Geografia: Uma proposta para além da sala de aula
História do GEMUG:
O Coordenador do projeto, Prof. Dr. Lucas Labigalini Fuini extraiu a ideia inicial através de experiências próprias e exitosas consolidadas na Unesp Ourinhos, lecionando a disciplina "Região, Espaço e Território".
Tal disciplina oportunizou a reflexão sobre a importância do ensino de conceitos geográficos e o desafio de se transpor esses conhecimentos formais e acadêmicos para o ensino escolar. Nesse desafio de transposição didática, apareceu a música como um intermédio. Através de contatos com a coordenação do Núcleo de Ensino e professores de rede local de Ensino Básico, foi incentivado a formalização do grupo através de projetos específicos encaminhados às instâncias de apoio ao ensino e extensão da UNESP.
2011 - Foi realizado um minicurso de extensão na UNESP, com a participação do Prof. Msc. Bruno Picchi, visando aprofundar conhecimentos sobre as interfaces entre Geografia-Música-Ensino, oportunidade para conhecimento da literatura específica da área.
2012 - As atividades do grupo se
iniciam com a aprovação de 3 bolsas de extensão e parcerias com escolas da rede
municipal e estadual de ensino.
O presente projeto socioeducativo tem como objetivo
principal demonstrar como as músicas e suas letras podem ser utilizadas como
recursos didáticos para o ensino de conceitos e conteúdos geográficos, conforme
sugestões dos PCNs (Brasília/MEC, 1998) e de autores como Kong (2003) e Viana
(2000). No período atual, da globalização e da difusão de tecnologias de
comunicação instantâneas, torna-se relevante a abordagem de novas ferramentas e
recursos didáticos para o ensino de Geografia.
2013 - O grupo está com uma série de atividades
em andamento no ano de 2013. Aguardem novas informações
Nenhum comentário:
Postar um comentário