O GRUPO




Bem-vindos ao GEMUG - Grupo de Estudos de Música em Geografia.

O objetivo desse blog é o compartilhamento de produções científicas feitas pelos integrantes do Grupo, como também (de) leituras realizadas pelos alunos e discentes, com o enfoque em Música e Geografia.



O uso de letras de música no ensino de Geografia: Uma proposta para além da sala de aula

Música é um dos elementos constituintes do nosso cotidiano e traz representações de espaços vividos e de fatos e acontecimentos do mundo. Acessível aos jovens, suas letras expressam representações sociais variadas e podem servir como veículos de construção de conhecimento e transformação individual e coletiva.

Na educação geográfica se colocam, na atualidade, propostas didático-pedagógicas que reconhecem a educação como um processo de conhecimento construído pelo aluno e mediado pelo professor, dentro de um entendimento sócio-histórico cultural.

Nessa linha, torna-se relevante a abordagem de novas ferramentas e recursos didáticos para o ensino de Geografia, com isso buscaremos por este projeto de extensionismo oferecer apoio pedagógico aos professores de Geografia e alunos Rede Pública de Ourinhos uma forma prazerosa de aprender a Geografia através da música, selecionando letras do repertório nacional que ilustrem o processo de construção do espaço, extraindo das letras musicais os conceitos, temas e contextos de estudo da Geografia, dialogando com os educadores e consolidando a ideia de montar uma oficina de práticas de ensino de Geografia através da música, visitando o campus ou recebendo visitas dos docentes e alunos para desenvolver oficinas nas escolas.

Posto isso, esse projeto se faz relevante tanto no que tange á contribuição universitária á construção da cidadania quanto no envolvimento do docente e de graduandos com a comunidade local.


Integrantes:


Lucas Fuini (Professor coordenador)
lucasfuini@yahoo.com.br

Sérgio Almeida/ Cid
sergioalmeidapereiramachado@yahoo.com

Alice Martins/ Gal
alicemartins0306@ig.com.br

Elaine Cristina S./ Vanessão
elaine_hc010@hotmail.com

Fabiana Candido Dias/ Caquete
fabi.candido.fc@gmail.com

Luana Novais/ Loló
luluzinhaunesp@hotmail.com
Mateus Nogueira/ Tirolesamatnogueira3@gmail.com

Projetos desenvolvidos


2012 

Proex
: O uso de letras musicais no ensino de Geografia: Uma proposta para além da sala de aula
Núcleo de Ensino: O Ensino de Geografia através da Música: Emancipação, criatividade e liberdade

2013 

Proex:
O uso de letras musicais no ensino de Geografia: Uma proposta para além da sala de aula

História do GEMUG:

Foi formado no segundo semestre do ano de 2011, tem como principal objetivo inicial, criar um espaço de compartilhamento de conhecimentos, ideias e experiências sobre o ensino de compartilhamento de uso de músicas, considerando suas letras e ritmos.

 O Coordenador do projeto, Prof. Dr. Lucas Labigalini Fuini extraiu a ideia inicial através de experiências próprias e exitosas consolidadas na Unesp Ourinhos, lecionando a disciplina "Região, Espaço e Território".
Tal disciplina oportunizou a reflexão sobre a importância do ensino de conceitos geográficos e o desafio de se transpor esses conhecimentos formais e acadêmicos para o ensino escolar. Nesse desafio de transposição didática, apareceu a música como um intermédio. Através de contatos com a coordenação do Núcleo de Ensino e professores de rede local de Ensino Básico, foi incentivado a formalização do grupo através de projetos específicos encaminhados às instâncias de apoio ao ensino e extensão da UNESP.

2011 - Foi realizado um minicurso de extensão na UNESP, com a participação do Prof. Msc. Bruno Picchi, visando aprofundar conhecimentos sobre as interfaces entre Geografia-Música-Ensino, oportunidade para conhecimento da literatura específica da área.


2012 - As atividades do grupo se iniciam com a aprovação de 3 bolsas de extensão e parcerias com escolas da rede municipal e estadual de ensino.

O presente projeto socioeducativo tem como objetivo principal demonstrar como as músicas e suas letras podem ser utilizadas como recursos didáticos para o ensino de conceitos e conteúdos geográficos, conforme sugestões dos PCNs (Brasília/MEC, 1998) e de autores como Kong (2003) e Viana (2000). No período atual, da globalização e da difusão de tecnologias de comunicação instantâneas, torna-se relevante a abordagem de novas ferramentas e recursos didáticos para o ensino de Geografia.

2013 - O grupo está com uma série de atividades em andamento no ano de 2013. Aguardem novas informações

Nenhum comentário:

Postar um comentário