MODELO 1 - Roteiro de Plano de Aula.
Escola - Escola Estadual Maria do Carmo A. da Silva.
Tema - Geografia do Brasil
Turmas a que se destina - Segundo ano do Ensino Médio e (EJA).
Conteúdos - Território Brasileiro
Indústria Brasileira
População Brasileira
Migração e Imigração.
Objetivos - Produzir o conhecimento de conceitos
geográficos, como Território Brasileiro, Indústria Brasileira, População
Brasileira e Migração e Imigração, juntamente com os alunos. Identificando e
reconhecendo para relatar na avaliação.
- Compreensão, diferenciação e discutir dos
conteúdos que abrangem os conceitos geográficos através da utilização de quatro
letras de música que retratam os conceitos expostos.
- Aplicação de letras de músicas para traçar e
formular os conteúdos e sua síntese para, finalmente, chegar à avaliação em
forma de produção de paródias para julgar o que foi apreendido em sala de aula.
Procedimentos Metodológicos - O Projeto tem como alvo os temas que abrangem
conceitos geográficos da Geografia do Brasil. Dessa forma, o conteúdo
geográfico será retratado através da compreensão de letras de música e a
produção de paródias com o tema – reconhecendo, identificando e debatendo essa
realidade através de um instrumento didático mais próximo da realidade dos
alunos, a música.
- Serão necessárias duas aulas para que haja a
exposição sintética do conteúdo com a utilização de letras de músicas através,
não apenas de aulas expositivas, mas também do debate entre os alunos. Uma
única e última aula para avaliação, com a produção e apresentação, feita por
quatro grupos de alunos, de paródias exemplificando o assunto exposto; para
que, assim, na Semana de Geografia ocorra a exposição do material produzido
pelos alunos.
Cronograma de Execução - Serão necessárias duas aulas para exposição do
conteúdo geográfica através da utilização de música em sala de aula; apenas uma
última aula para avaliação.
Avaliação - A avaliação será realizada após a exposição dos
conteúdos através da música, dessa forma, será necessária a formação de quatro
grupos para a distribuição dos diferentes conteúdos e a realização de paródias
e redações ligadas aos conteúdos.
Fundamentação Teórica - AZAMBUJA, Leonardo Dirceu de. Metodologias
coorporativas para ensinar e aprender Geografia. In: CALLAI, Helena Copetti
(Org.). Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí: ED. UNIJUÍ, 2011. p.
185-210.
- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes
necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
- KAERCHER, Nestor André. Dialogando com o mestre
Freire: inspiração e instigação, In:Desafios e utopias no ensino de
Geografia. 3. Ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. P. 47-62.
- PANITZ, Lucas Manassi. Por uma geografia da
música : o espaço geográfico da música popular platina. Rio Grande do Sul:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa
de Pós-Graduação em Geografia. 2010.
- PONTUSCHUKA, Nídia Nacib; Paganelli, T.I.;
CACETE, Núria Hanglei. O tema gerador como articulados de projetos interdisciplinares.
In: . Para ensinar e aprender Geografia, São Paulo: Cortez, 2007. P.
152-169.
_________________________________________________________________________________
MODELO 2 - Roteiro de Plano de Aula.
1. Dados de
identificação
Escola: ETEC
Jacinto Ferreira de Sá (Ourinhos/SP)
Disciplina:
Geografia
Data:
Série: 2° ano
do Ensino Médio
2. Unidade
Didática: O mundo em transformação: as questões econômicas e os problemas
geopolíticos.
3. Tema:
Globalização.
4. Conteúdos:
Globalização como transformadora do espaço geográfico, concentração de renda,
disparidade econômica e sistema capitalista..
5. Objetivos
Específicos: fazer com que o aluno compreenda, através da musica e do
conteúdo do livro didático, o conceito de globalização e seu efeito no espaço
geográfico.
6. Duração:
100 minutos (1 aula)
7.
Desenvolvimento Metodológico: Depois de ouvir a musica “A Cidade”, da banda
Nação Zumbi, será feita uma conversa entre o mediador e os alunos visando
construir o conceito de globalização. Será pedido um trabalho em forma de
cartaz que apresente a letra de uma musica que aborde o tema, frases e imagens
(eles terão o tempo de 40 minutos para desenvolver).
8. Avaliação: os
alunos responderão um questionário simples que procura apontar as relações
construídas pelos alunos sobre o conteúdo e diagnosticar o uso da música para
trabalhar o conteúdo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário