PLANOS DE AULAS


MODELO 1 - Roteiro de Plano de Aula.

Escola - Escola Estadual Maria do Carmo A. da Silva.

Tema - Geografia do Brasil

Turmas a que se destina -  Segundo ano do Ensino Médio e (EJA).

Conteúdos -   Território Brasileiro
                         Indústria Brasileira
                         População Brasileira
                         Migração e Imigração.

Objetivos - Produzir o conhecimento de conceitos geográficos, como Território Brasileiro, Indústria Brasileira, População Brasileira e Migração e Imigração, juntamente com os alunos. Identificando e reconhecendo para relatar na avaliação.

Compreensão, diferenciação e discutir dos conteúdos que abrangem os conceitos geográficos através da utilização de quatro letras de música que retratam os conceitos expostos.

- Aplicação de letras de músicas para traçar e formular os conteúdos e sua síntese para, finalmente, chegar à avaliação em forma de produção de paródias para julgar o que foi apreendido em sala de aula. 

Procedimentos Metodológicos - O Projeto tem como alvo os temas que abrangem conceitos geográficos da Geografia do Brasil. Dessa forma, o conteúdo geográfico será retratado através da compreensão de letras de música e a produção de paródias com o tema – reconhecendo, identificando e debatendo essa realidade através de um instrumento didático mais próximo da realidade dos alunos, a música.

Serão necessárias duas aulas para que haja a exposição sintética do conteúdo com a utilização de letras de músicas através, não apenas de aulas expositivas, mas também do debate entre os alunos. Uma única e última aula para avaliação, com a produção e apresentação, feita por quatro grupos de alunos, de paródias exemplificando o assunto exposto; para que, assim, na Semana de Geografia ocorra a exposição do material produzido pelos alunos. 

Cronograma de Execução - Serão necessárias duas aulas para exposição do conteúdo geográfica através da utilização de música em sala de aula; apenas uma última aula para avaliação.

Avaliação - A avaliação será realizada após a exposição dos conteúdos através da música, dessa forma, será necessária a formação de quatro grupos para a distribuição dos diferentes conteúdos e a realização de paródias e redações ligadas aos conteúdos. 

Fundamentação Teórica -  AZAMBUJA, Leonardo Dirceu de. Metodologias coorporativas para ensinar e aprender Geografia. In: CALLAI, Helena Copetti (Org.). Educação geográfica: reflexão e prática. Ijuí: ED. UNIJUÍ, 2011. p. 185-210.

- FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

- KAERCHER, Nestor André. Dialogando com o mestre Freire: inspiração e instigação, In:Desafios e utopias no ensino de Geografia. 3. Ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003. P. 47-62.

- PANITZ, Lucas Manassi. Por uma geografia da música : o espaço geográfico da música popular platina. Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Programa de Pós-Graduação em Geografia. 2010.

- PONTUSCHUKA, Nídia Nacib; Paganelli, T.I.; CACETE, Núria Hanglei. O tema gerador como articulados de projetos interdisciplinares. In: . Para ensinar e aprender Geografia, São Paulo: Cortez, 2007. P. 152-169.

_________________________________________________________________________________

MODELO 2 -  Roteiro de Plano de Aula.

1. Dados de identificação

Escola: ETEC Jacinto Ferreira de Sá (Ourinhos/SP)

Disciplina: Geografia
Data: 

Série: 2° ano do Ensino Médio

2. Unidade Didática: O mundo em transformação: as questões econômicas e os problemas geopolíticos.
3. Tema: Globalização.

4. Conteúdos: Globalização como transformadora do espaço geográfico, concentração de renda, disparidade econômica e sistema capitalista..

5. Objetivos Específicos: fazer com que o aluno compreenda, através da musica e do conteúdo do livro didático, o conceito de globalização e seu efeito no espaço geográfico.
6. Duração: 100 minutos (1 aula)

7. Desenvolvimento Metodológico: Depois de ouvir a musica “A Cidade”, da banda Nação Zumbi, será feita uma conversa entre o mediador e os alunos visando construir o conceito de globalização. Será pedido um trabalho em forma de cartaz que apresente a letra de uma musica que aborde o tema, frases e imagens (eles terão o tempo de 40 minutos para desenvolver).

8. Avaliação: os alunos responderão um questionário simples que procura apontar as relações construídas pelos alunos sobre o conteúdo e diagnosticar o uso da música para trabalhar o conteúdo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário