METODOLOGIA

Intervenções no processo ensino-aprendizagem:
Procedimentos didático metodológicos



Passo 1 - Propiciar atividade mental e física aos alunos.

Objetivos - Estimular a interação do aluno com o saber escolar através de seus instrumentais cognitivos (observar, localizar, compreender, descrever, representar).Trata-se de tarefa inicial de audição e análise da música e apropriação de significados que as letras permitem depreender, sugerindo debates sobre visões diferenciadas;


Passo 2 – Considerar a vivência dos alunos como dimensão do conhecimento.

Objetivos - Captar o significado que os alunos dão aos conceitos científicos. Nesse estágio, o procedimento de buscar identificar e explicar os processos socioespaciais descritos nas músicas faz o aluno expor seus conhecimentos prévios e tecer relações com o mundo vivido e conhecido;


Passo 3 - Estabelecer situações de cooperação e interação entre os alunos.

Objetivos - Contribuir para o processo de socialização e desenvolvimento de habilidades entre conhecimentos e visões diferentes sobre o mesmo assunto. Neste estágio, é oportuno oferecer alguns questionamentos sobre a letra da música e a percepção de conceito que ela traz, estimulando a interação entre os alunos que podem trabalhar organizados em grupos;

Passo 4 - Contar com a intervenção do professor no processo de aprendizagem dos alunos.

Objetivos - Colocar problemas e informações para a reconstrução de conteúdos. Com base no encaminhamento do diálogo, o professor pode desafiar os alunos propondo atividades reflexivas a partir de trechos da letra musical, propiciando a construção de sentidos ao texto e seu contexto socioeconômico e espacial;

Passo 5 - Apresentar informações, conceitos e análise de dados.

Objetivos - Decodificar significados e avaliar criticamente as informações.O professor acrescenta à análise da música determinadas informações sobre lugares, regiões e território, sendo elas em gráficos, mapas, fotografias, etc., solicitando aos alunos que extraiam algumas conclusões sobre os mesmos e produzam seu próprio conhecimento;

Passo 6 – Propiciar situações de diálogo com os alunos e destes com o professor.

Objetivos - Ressaltar a importância da interação social para a apropriação do conhecimento sobre as matérias de ensino. nessa etapa, o professor estimula a construção de conclusões parciais pelos grupos de alunos, e busca sistematizá-las em um quadro geral, compartilhando conhecimentos e informações entre grupos;

Passo 7 – promover a auto e a sociorreflexão.

Objetivos - Estimular o aluno a aprender e direcionar os próprios processos mentais, com a ajuda de palavras ou signos, passos essenciais do processo de formação de conhecimento sobre conceitos e conteúdos. Nesse momento pode ser feita uma discussão coletiva em sala de aula, oportunidade para a síntese do resultado das atividades e direcionamento do processo de construção de conhecimentos;

Passo 8 – Oferecer alternativas ao acompanhamento e controle dos resultados.

Objetivos - Considerar a natureza do objeto de conhecimento e o tipo de aprendizagem requerida, compreendendo a dinâmica de cada um, suas dificuldades e potencializando as possibilidades de ensino. Ao final do processo de aprendizagem, o professor, como agente ativo, pode fazer o uso de uma avaliação de tipo contínua, observando a participação de cada um dos alunos nas atividades propostas durante todo o período analisado; e uma avaliação de tipo formativa e sistemática, sugerindo a construção de um texto individual ou coletivo que seja alvo de uma conceituação.

Fonte: FUINI, 2011, adaptado de CAVALCANTI, 1998.

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